FitnessProSports

Para um melhor desempenho esportivo, deve-se primeiramente ter um consumo adequado de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais.
Desde que a alimentação e os treinos estejam corretos, o atleta pode se beneficiar do uso de suplementação, otimizando assim o seu desempenho. Vemos assim que os melhores suplementos para o desempenho esportivo são: creatina, cafeína, nitrato, beta-alanina e bicarbonato de sódio.

1-Creatina

A creatina é um dos melhores suplementos para um maior desempenho na prática esportiva. O organismo a produz naturalmente e também pode ser obtida na carne animal, como aves e peixes.
Melhora o desempenho esportivo que envolve exercícios de alta intensidade, como corrida, futebol, ciclismo e musculação, propiciando o ganho em força e potência muscular.

A creatina é um suplemento de efeito crônico, e não agudo, como é o caso da cafeína. Por isso, além de ser um suplemento seguro, pode ser ingerida continuamente, todos os dias.

2-Cafeína

A cafeína é um estimulante, cujos efeitos são muito conhecidos: aumenta o estado de alerta, a concentração, reduz a sensação de dor e fadiga e melhora a função neuromuscular, sendo um dos melhores suplementos para a prática esportiva.
A dose varia de 3 e 6 mg/kg, consumidos aproximadamente 60 minutos antes do exercício. Dependendo da modalidade de esporte, doses mais baixas de cafeína, podem ser fornecidas antes e durante o exercício.

3-Bicabornato de sódio

O bicarbonato de sódio aumenta a capacidade de tamponamento na corrente sanguínea, tendo potenciais efeitos benéficos no desempenho de exercícios de alta intensidade agindo no meio extracelular.

4-Nitrato

O nitrato, convertido no organismo em nitrito e, depois, em óxido nítrico, tem efeito vasodilatador, sinalizando para que os vasos relaxem e se expandam. Esse efeito permite que os nutrientes e o oxigênio fluam com maior facilidade na corrente sanguínea, fornecendo mais energia e mais resistência à fadiga muscular, tendo se mostrado mais um dos melhores suplementos para o desempenho esportivo nos últimos tempos.

O óxido nítrico é uma substância produzida naturalmente pelo organismo, mas o aumento no consumo de alimentos fonte de nitrato, como beterraba, salsão, espinafre e rúcula, e/ou a suplementação, aumentam sua concentração no organismo e, consequentemente, o desempenho esportivo.

O consumo pode ser feito de forma habitual ou pontual.

5-Beta alanina

A beta-alanina é indicada para exercícios contínuos e intermitentes com duração de 30 segundos a 10 minutos, que priorizam o glicogênio muscular como fonte de energia, como, por exemplo, corrida, futebol, musculação, crossfit, entre outras.

Quando as células musculares utilizam o glicogênio como fonte de energia, há a formação de íons H+ que geram acidose metabólica, levando à fadiga muscular. A beta-alanina atua como um tamponante, ao ser convertida em carnosina, um aminoácido cuja função principal é diminuir a acidez dentro das células, retardando a fadiga muscular.

A suplementação de beta-alanina deve ser feita de forma frequente, com o consumo diário de ∼65 mg/kg de peso, fracionada em 0,8 a 1,6g a cada 3 a 4 horas. Seus efeitos começam a ser percebidos após 10 a 12 semanas.

Créditos: site Boomi

Leave a comment